Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Actinocephalus diffusus (Silveira) Sano DD

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 07-01-2014

Criterio: N/A

Avaliador: Rodrigo Amaro

Revisor: Luiz Santos

Analista(s) de Dados: Rodrigo Amaro

Analista(s) SIG: Marcelo

Especialista(s):


Justificativa

Espécie herbácea endêmica da Serra do Cipó, em porção localizada no município de Santana do Riacho, no estado de Minas Gerais (Giulietti et al., 2009; 2013). Conhecida apenas pelo material-tipo (CNCFlora, 2013). Dessa forma, é necessário ampliar estudos sobre a espécie, além de aumentar o esforço de coleta para elucidar o seu real estado de conservação na natureza.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Actinocephalus diffusus (Silveira) Sano;

Família: Eriocaulaceae

Sinônimos:

  • > Paepalanthus diffusus ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Espécie descrita em Taxon 53(1): 102. 2004. Caule longo, escandente ou semi-decumbente, o que a diferencia das demais espécies do gênero (Giulietti et al., 2009).

Distribuição

A espécia é endêmica do Brasil, com ocorrência no Estado de Minas Gerais, no município de Santana do Riacho, na Serra do Cipó (Giulietti et al., 2013).

Ecologia

Erva com caule longo escandente ou semidecumbente (Giulietti et al., 2009), que ocorre no bioma Cerrado (Giulietti et al., 2013).

Reprodução

Erva monoica; aparentemente, floresce o ano todo (Giulietti et al., 2009).

Ameaças

1.3 Tourism & recreation areas
Incidência regional
Severidade medium
Detalhes O turismo é uma atividade muito comum Parque Nacional da Serra do Cipó. Porém, sua ocorrência de maneira desordenada é apontada como uma ameaça para os objetivos conservacionistas do Parque (MMA/ICMBio, 2009).

7.1.1 Increase in fire frequency/intensity
Incidência regional
Severidade medium
Detalhes O aumento na incidência de queimadas é uma das atividades conflitantes ocorrendo dentro do Parque Nacional da Serra do Cipó, segundo seu plano de manejo (MMA/ICMBio, 2009).

5.2 Gathering terrestrial plants
Incidência local
Severidade low
Detalhes O plano de manejo do Plano de Manejo do Parque Nacional da Serra do Cipó aponta a coleta de plantas exóticas como um problema conflitante com suas atividades (MMA/ICMBio, 2009).

8.1 Invasive non-native/alien species/diseases
Incidência local
Severidade medium
Detalhes A invasão de espécies exóticas encontra-se entre as atividades conflitantes existente no Parque Nacional da Serra do Cipó, segundo seu Plano de Manejo. (MMA/ICMBio, 2009).

Ações de conservação

1.1 Site/area protection
Situação: on going
Observações: A espécie ocorre no Parque Nacional da Serra do Cipó, MG.

Referências

- Giulietti, A.M.; Sano, P.T.; Costa, F.N.; Parra, L.R.; Echternacht, L.; Tissot-Squali, M.L.; Trovo, M.; Watanabe, M.T.C.; Hensold, N.; Andrino, C. 2013. Eriocaulaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponível em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/jabot/floradobrasil/FB110> Acesso em 10 de setembro de 2013.

- Giulietti, A.M.; Andrade, M.J.G; M.; Sano, P.T. Eriocaulaceae. 2009. In: Giulietti, A. M.; Rapini, A.; Andrade, M. J. G.; Queiroz, L. P. de; Silva, J. M. C. D. (Eds.). Plantas Raras do Brasil. Belo Horizonte: Conservaçao Internacional; Univesidade Estadual de Feira de Santana, 496p.

Como citar

CNCFlora. Actinocephalus diffusus in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Actinocephalus diffusus>. Acesso em .


Última edição por Lucas Moulton em 07/11/2014 - 17:36:54